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segunda-feira, 11 de abril de 2022

PEDÁGIO: Recontagem do Tráfego de veículos e eixos surpreende e ganha força para a duplicação Paranavaí/Nova Londrina

Pelos estudos do Ministério de Infraestrutra da ANTT e EPL a BR 376 no trecho entre Paranavaí a Nova Londrina ganharia apenas no 6º ano das Novas Concessões algumas terceiras faixas, e no KM 60 terá uma Praça de Pedágio com valor inicial de R$ 8,84 no 2º ano, outros estudos projetam o valor de R$ 10,86 o que é inadmissível e voz corrente de que ninguém aceitará pista simples e pagar elevado valor.

A SOCIPAR obteve apoio do Setor Produtivo, de entidades, de diversos Prefeitos, de Deputados Estaduais, Federais e Senadores para a reversão deste quadro, para tanto contratou a empresa Perplan Engenharia de Campinas para durante 7(sete) dias efetuou a contagem do tráfego que ocorreu de 20 a 26 de Fevereiro de 15 em 15 minutos, e os números obtidos impressionam fazendo com que a Duplicação seja viabilizada.

Na manhã desta segunda-feira(11) a SOCIPAR-Sociedade Civil Organizada do Paraná através de seus coordenadores Demerval Silvestre, Ivo Pierin Jr e Edilson Avelar reuniram a imprensa de forma presencial e virtual na ACIAP na presença do Presidente Rafael Gargnin e o gerente executivo Carlos Henrique Scarabelli(Kaka).
Na ocasião o Gerente de Assuntos Estratégicos da FIEP João Arthur Mohr com base em trabalho de pesquisa e técnico ponderou que a logística da safra de grãos oriundas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com destino ao Porto de Paranaguá e a elevação acentuada do Turismo no litoral de água doce do Rio Paraná em Porto Rico, Porto São José até o Porto Maringá, chamando a atenção que a cidade de Porto Rico é a que mais embarcações tem no Paraná, completou com brilhante explanação e ponderou que os números do tráfego são significativos e que justificam a necessidade de Duplicação do trecho.

Citando apenas os dias 20 à 24/02 de VDMA que é a contagem de veículos pequenos, motos, caminhões e Bitrens somou no ponto 1(Fazenda Matão) 19.951 eixos diários, e no ponto 2(próximo a Prats) 23.368 eixos que passam diariamente, e na contagem que a ANTT efetuou seria de apenas 11.770 eixos por isso querem entender de que não comportaria Pista Dupla, mas com os novos números reais estes ficaram 70% maiores daí muda completamente o cenário.

Comparou inclusive que regiões que serão contempladas com Duplicação não possuem o volume de tráfego demonstrado neste levantamento.

Mapa da contagem de veicúlos:
O Presidente e Vice da SOCIPAR Demerval Silvestre e Ivo Pierin, respectivamente, afirmaram que com a futura ligação do Mato Grosso do Sul pela Ponte no Porto São José cujo EVTEA será efetuado pela Itaipu Binacional o movimento será 3 vezes maior e se não ocorrer desde já a Duplicação a rodovia ira colapsar.

O empresário Miguel Tranin Presidente da Alcopar e Vice Pres. da Fiep afirmou categoricamente que a região não aceitará pista simples e que sem Duplicação haverá resistência de todos os setores. Jamais o extremo noroeste aceitará uma praça de pedágio e ficar apenas com terceiras faixas, pois dado ao volume de tráfego com Caminhões pesados os acidentes são frequentes e não é justo para com a população.

A SOCIPAR encaminhou um Protocolo da Contestação no Ministério de Infraestrutura, na ANTT e EPL, bem como junto ao TCU-Tribunal de Contas da União, encartando o levantamento de tráfego efetuado pela Perplan que justificam a necessidade de Duplicação da BR 376 de Paranavaí à Nova Londrina e fará agora acompanhamento dos Processos com a necessidade de que a classe politica adote a mesma postura de que “SEM DUPLICAÇÃO AQUI NÃO SE INSTALA PRAÇA DE PEDÁGIO”.

O Trabalho de recontagem, contou com a ajuda financeira das empresas: Sicredi/Rio Pr sede Nova Londrina; Coopcana; Podium Alimentos; Sucos Prats; GT Fouds; Euro Admin. de Condomínios; Alcopar; Cocamar; G10 Transportes e Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Maringá/Fetranspar.
Por:

Demerval Silvestre, Ivo Pierin, Edilson Avelar e Dante Ramos Júnior Coordenadores da SOCIPAR – Sociedade Civil Organizada do Paraná

RoyNews

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