Para analisar a “história em movimento”, contamos com a presença do Prof. Felipe Luiz Gomes Figueira, Pós-doutor em História, Professor Universitário e autor de várias obras, e, em um olhar voltado ao Direito e os implicadores do momento de guerra, ouvimos a fala do Prof. Bruno Smolarek Dias, Doutor em Direito, Professor Universitário e do Programa de Mestrado em Direito Processual e Cidadania da UNIPAR, autor de várias obras.
Assim, em um bate papo com os palestrantes da noite, bem como, os coordenadores dos Cursos de Direito nas respectivas Unidades da UNIPAR, Professores: Sergio Ricardo Tinoco, representado pelo Professor Olavo Fetteback Neto (Cascavel); Mariceles Cristhina Fecchio (Cianorte); Alexandre Magno Augusto Moreira (Francisco Beltrão); Claudinéia Aparecida de Miranda (Guaíra); Angélica Giosa (Paranavaí); Daniel Alexandre Beal (Toledo); Valdecir Pagani (Umuarama), além das interações e questionamentos dos participantes do evento, entre Acadêmicos, Professores e Profissionais da área jurídica, foi analisado como é vista a guerra pelo Direito Internacional, enquanto um mecanismo, inclusive, de solução do conflito. A condição de guerra determina um “estado de exceção”, suspendendo a ordem natural das coisas e, a força, por si só, não é um meio adequado, pois se apresenta como fator de ilegalidades. Assim, a guerra é juridicamente válida, mas, em situações excepcionais.
Nesse sentido, discutimos e analisamos, durante esta noite, de maneira leve, mas especialmente contextualizada, juntando História e Direito: qual a razão desta guerra, inclusive como proposta de paz, uma vez que a guerra é algo natural ao homem; Putin quer restaurar o Império Russo?; qual o papel da China nessa Guerra?; estamos diante de uma nova Guerra Fria?
E, para ver todas estas questões, acesse o link e reassista a Aula Magna dos Cursos de Direito da UNIPAR : https://youtu.be/AZncjmjnpk0, já são mais de 4.000 acessos
Informações Unipar Paranavaí
RoyNews
E, para ver todas estas questões, acesse o link e reassista a Aula Magna dos Cursos de Direito da UNIPAR : https://youtu.be/AZncjmjnpk0, já são mais de 4.000 acessos
Informações Unipar Paranavaí
RoyNews
Nenhum comentário
Postar um comentário