Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Left Sidebar
Left Sidebar
Featured News
Right Sidebar
Right Sidebar

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Municípios da região de Paranavaí recebem planos de desenvolvimento regional integrado

O documento entregue aos prefeitos de 37 municípios, em formato de livro, conta com a metodologia, o diagnóstico, as oportunidades e parcerias, além das prioridades da região, dando um suporte fundamental para nortear seus investimentos.
Municípios da região de Paranavaí recebem plano de desenvolvimento produtivo.
Foto: Patryck Araújo Madeira

O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira (24) os planos de desenvolvimento produtivo aos 37 municípios de abrangência da região de Paranavaí, no Noroeste. O documento faz parte do programa Paraná Produtivo, que tem foco no desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. A entrega foi feita pelo secretário estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Jorge, e o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona. O evento aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar).
Valdemar Jorge destacou que um dos objetivos do Paraná Produtivo é contribuir para a geração de emprego e renda e a diminuição das desigualdades regionais. “A ideia é tornar a região de Paranavaí mais produtiva e de forma integrada, aumentando o seu Produto Interno Bruto (PIB) e o índice de Desenvolvimento Humano (IDH)” disse.

O documento entregue aos prefeitos em formato de livro conta com a metodologia, o diagnóstico, as oportunidades e parcerias, além das prioridades da região, dando um suporte fundamental para nortear seus investimentos.

Para o sucesso dos próximos passos do programa, o secretário disse que é importante o envolvimento de todos os prefeitos, instituições privadas e estaduais e das lideranças locais. “Somente com a participação dos prefeitos, da sociedade e instituições, como as do ensino superior, conseguiremos uma transformação”.
Na região de Paranavaí, o programa teve início em maio do ano passado. Foram promovidas três oficinas técnicas, todas em formato virtual por causa da pandemia, que contaram com cerca de 80 participantes cada. As atividades tiveram a participação das lideranças locais e representantes do setor produtivo, universidades e governo, que debateram temas como pavimentação de estradas rurais, retomada do turismo, apoio ao pequeno produtor, apoio ao cooperativismo e energias renováveis.
PROPOSTAS - Como resultado, foram propostas 20 ações voltadas ao desenvolvimento produtivo, que enfatizaram o foco de investimentos na região. Entre as iniciativas estão o fortalecimento da agricultura familiar, o fomento ao turismo e ecoturismo. O investimento em tecnologia e na promoção de ambientes de inovação também é uma das prioridades no plano. Na área de infraestrutura, o documento prevê a melhoria da logística rodoviária e investimento em energias renováveis.

Essas prioridades deram oportunidade, até o momento, a 70 potenciais parcerias com 21 instituições participantes do programa.
Aldo Nelson Bona afirmou que os prefeitos podem contar com o apoio das universidades no processo do desenvolvimento da região. “Nossas universidades estaduais estão extremamente integradas e engajadas nesse processo do Programa Paraná Produtivo e querem fazer aquilo que for necessário e fundamental em favor do desenvolvimento regional”.

“Esse momento é muito importante porque nós prefeitos temos agora um plano que traça metas, ações e indicadores para que possamos fazer o planejamento das nossas cidades”, destacou o prefeito de Terra Rica e presidente da Amunpar, Julio Cesar da Silva.
GOVERNANÇA REGIONAL - Após a entrega dos planos de desenvolvimento produtivo, o Governo do Estado vai estimular o fortalecimento da governança regional e desenvolver uma plataforma para gestão dos projetos, para que as prioridades elencadas possam ser realizadas e avaliadas.

MUNICÍPIOS - Os municípios da região de Paranavaí que receberam os planos são: Alto Paraná, Amaporã, Cafeara, Colorado, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Guairaçá, Inajá, Itaguajé, Itaúna do Sul, Jardim Olinda, Loanda, Lobato, Marilena, Mirador, Nossa Senhora das Graças, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranacity, Paranapoema, Paranavaí, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Inês, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Antônio do Caiuá, Santo Inácio, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara, Terra Rica e Uniflor.

As próximas entregas dos planos serão em Cianorte e Umuarama, com datas previstas para 08 e 09 de março, respectivamente.

Fonte-AEN

RoyNews

Nenhum comentário

Postar um comentário

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Roy News | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488
close button
Anuncie