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segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Projeto da ponte entre Japurá a São Carlos do Ivaí avança dentro do Governo do Estado

Orçada em R$ 73 milhões, a estrutura terá 180 metros de extensão, além de mais quatro quilômetros de nova pavimentação em ambos os lados, e já conta com a aprovação dos técnicos do DER-PR. Recursos integram uma proposta de empréstimo entre o Estado e o BNDES.

A execução de uma das obras mais impactantes para o Noroeste do Paraná avançou mais uma etapa nesta segunda-feira (04) e está mais próxima de sair do papel. Empresários da região entregaram para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, durante reunião no Palácio Iguaçu, o projeto executivo da ponte que vai ligar Japurá a São Carlos do Ivaí, sobre o Rio Ivaí. A conclusão do estudo de engenharia e arquitetônico é o último passo antes da licitação.
Orçada em R$ 73 milhões, a estrutura terá 180 metros de extensão, além de mais quatro quilômetros de nova pavimentação em ambos os lados, e já conta com a aprovação dos técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). Ratinho Junior explicou que agora o projeto tramitará internamente no Governo do Estado, dentro da Secretaria da Infraestrutura e Logística.
“Estamos concluindo uma ação junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). E essa obra integra o pacote de investimentos que tiraremos do papel justamente com esses recursos. Há muito tempo que o Noroeste pede essa construção, algo que vai transformar a logística de toda a região”, afirmou o governador.
“Vai diminuir custos para empresas da região, gerando emprego e renda. Há muitas companhias ali que precisam se expandir, mas esbarram na falta de infraestrutura. O papel do Estado, neste caso, é atuar como um agente facilitador, garantindo o desenvolvimento das cidades”, acrescentou.
Atualmente, sem a ponte, a travessia é feita por meio de balsas, com impacto direto no custo do frete e no tempo de transporte. Caminhões pagam R$ 50 por trecho (R$ 100 a ida e a volta) e carros de passeio R$ 20, com tempo estimado em 20 minutos. Em dias de chuva, porém, fica interditada por causa do nível do rio.
A outra opção é fazer um contorno pela região de Cianorte, que acrescenta 100 quilômetros e cerca de duas horas ao trajeto para quem acessa outras cidades como Maringá, Paranavaí e Nova Esperança.
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“É uma pauta antiga e que já gerou muita polêmica na região. Mas, hoje, pelo olhar do Governo do Estado, sentimos que a demanda será abraçada. Vai melhorar muito para quem produz, mas também para a população em geral. Temos dois hospitais de referência na região, em Maringá e Paranavaí, que atendem a nossa comunidade e, com a ponte, o transporte será facilitado”, disse a prefeita de Japurá, Adriana Polizer.
“Escuto sobre essa obra desde que sou criança, é algo há muito desejado pela região. A ponte vai aquecer a economia e unificar as cidades de Japurá, São Tomé, Paraíso do Norte, Paranavaí e São Carlos do Ivaí, criando um corredor econômico”, completou o prefeito de São Carlos do Ivaí, José Luiz Santos.
A expectativa, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, é que a Secretaria da Fazenda finalize a liberação dos recursos junto ao BNDES nos próximos dias, o que vai agilizar todo o processo de construção da estrutura. “O governador já determinou essa obra como prioridade. Será a maior ação do Noroeste, transformadora para a região”, afirmou.
DeputadoTião Medeiros entrega ao governador projeto para construção de ponte entre Japurá a São Carlos do Ivaí

Fonte-AEN

RoyNews

2 comentários

  1. O nosso progresso passa pelas nossa rodovias, que muitas vezes são dificultadas pelas balsas, encarecendo o frete e aumentando o tempo gasto nas viagens. Este projeto hora tramitando, tem importância fundamental na ligação entre as regionais de paranavai. Cianorte e umuarama. Sou profissional de saúde a quase 30 anos e secretário de saúde por vários anos e sempre senti as dificuldades de ligações destas cidades polos da nossa região. Obrigado aos envolvidos a causa é nobre para nossa região.

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