Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Left Sidebar
Left Sidebar
Featured News
Right Sidebar
Right Sidebar

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

IFPR-Paranavaí/ Lideranças comemoram possibilidade de aumento de professores e técnicos

A ampliação de pelo menos 25% no número de professores e técnicos, abrindo a possibilidade de novos cursos, com mais investimentos em infraestrutura no campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Paranavaí está sendo comemorada por lideranças da cidade que tiveram audiência com o ministro da Educação, Milton Ribeiro. O encontro, por videoconferência, foi agendado pelo deputado Filipe Barros, que já vem atuando para o campus abrigar uma unidade mista de pesquisa da Embrapa.
Os coordenadores da Sociedade Civil de Paranavaí (Socipar), Demerval Silvestre, Ivo Pierin Júnior, Edilson Avelar e Dante Ramos Júnior, o presidente da Associação Comercial Empresarial de Paranavaí (ACIAP), Rafael Cargini Filho, o diretor da Comissão Municipal de Combate a Drogas (Comud), Airton Melo e a diretor do campus, José Barbosa Dias Júnior, que participaram da audiência com o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) e o vice-prefeito Pedro Baraldi com o ministro, estão otimistas com o resultado da conversa. O reitor do IFPR, Odacir Zanatta também participou da reunião virtual.
“Foi muito produtiva e o Ministro ouviu atentamente os anseios e vontade tanto política como das entidades para que Paranavaí se torne o centro de decisões do Instituto Federal”, disse Avelar.

A audiência foi agendada para que as lideranças de Paranavaí pudessem apresentar ao ministro Milton Ribeiro o pedido para que, se for consolidada uma nova divisão administrativa do IFPR, que atualmente tem 26 campis no estado, com a criação de mais duas reitorias, que uma delas fosse instalada em Paranavaí.
Segundo o diretor Barbosa, a decisão de uma eventual divisão será tomada a nível de Brasília, mas a audiência serviu para mostrar as potencialidades do campus local e encaminhar um pleito para ampliação dos recursos humanos, com a alteração da tipologia do campus. A atual é de 70 professores e 45 técnicos. Mas uma comissão vai avaliar a possibilidade de ampliar para 90 professores e 60 técnicos, que é a mais próxima acima. É a tipologia que define o número de professores e técnicos em cada campus.

Se houver a promoção da tipologia abre-se a perspectiva de criação de novos cursos, admite Barbosa. “Mas aí vamos precisar de investimentos para ampliar e melhorar a infraestrutura”, explica.
A ampliação de professores e técnicos dará um up grade no campus e amplia também a possibilidade de implantação de uma Unidade Mista de Pesquisa da Embrapa, assunto que vem sendo tratado pelo deputado Filipe Barros e Ivo Pierin Júnior entre a empresa pública de pesquisa e o IFPR.

A eventual instalação da unidade de pesquisa e o convênio com a Embrapa trará benefícios a todo o setor produtivo regional. “Tudo será muito positivo. Vamos montar um grupo de trabalho para alinhar nossas demandas e possibilidades. O MEC acenou com a possibilidade de ampliação e temos que aproveitar a oportunidade. Esta participação das lideranças da sociedade civil neste processo fortaleceu a reivindicação. O ministro viu que a região está mobilizada”, disse o diretor.

Cargnin Filho também concorda que o fortalecimento do campuis do IFPR fortalece economicamente a região. “O mais importante é que este fortalecimento fixa na cidade nossos talentos, nossas potencialidades. E conseguimos atrair mais mão de obra qualificada, que atrai mais empresas”, comemora. “O benefício não é só local, mas regional”, acrescenta.
Cargnin manifestou satisfação em a ACIAP fazer parte da Socipar que luta para trazer benefícios para a região. “É um orgulho estar participando deste processo”, diz o presidente da ACIAP, que lembrar que “se não houver lutas, não há conquistas”.

De acordo com os coordenadores da Socipar, ainda que a cidade não seja contemplada com uma eventual Reitoria do IFPR, Paranavaí poderá ser contemplada com outras demandas tão importante quanto a disputada sede da Reitoria. “O deputado anfitrião Filipe Barros coordenou a reunião e enfatizou o grande carinho que tem por Paranavaí e que fará de tudo para atender as demandas da região de todas as áreas. Inclusive nos próximos dias o atuante Deputado visitará o Campus e juntamente com o Reitor e Direção identificarão as demandas e ações necessárias para aumentar o corpo docente e de servidores, elevando de patamar para receber novos cursos”, revelou Edilson Avelar..
Por Jorge Roberto/Ass.SOCIPAR

RoyNews

Nenhum comentário

Postar um comentário

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Roy News | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488
close button
Anuncie