Menu Right

Top Social Icons

Error

Responsive Full Width Ad

Left Sidebar
Left Sidebar
Featured News
Right Sidebar
Right Sidebar
PARANAVAÍ Previsão do Tempo

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Junho sem Drogas/Campanha termina alertando a população sobre drogas lícitas

Dante Ramos, presidente do Comud, diz que pandemia provocou corrida a calmantes e bebidas alcoólicas
Encerrou nesta quarta-feira, dia 30, a campanha Junho Paraná Sem Drogas. Em Paranavaí, a campanha é conduzida pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comud) e, segundo seu presidente, Dante Ramos Júnior, o alerta deste ano refere-se às drogas lícitas. “Neste período todo que estamos atuando na prevenção e combate as drogas, confirmamos agora que o problema das drogas lícitas, como álcool, calmantes, ansiolíticos e tabaco são tão preocupantes quanto as ilícitas”.
Segundo vários depoimentos, a corrida às drogas lícitas é consequência da pandemia da Covid-19, que provocou medo (pela doença), ansiedade (por falta de convívio social), tristeza (pela morte de entes queridos) e desespero (perda de emprego e renda). “Isto tudo levou muita gente a um estado de depressão e uma parte da população procurou o álcool e calmantes para fugir deste stress. O grande problema é que estão usando calmantes e ansiolíticos sem acompanhamento médico.
A principal consequência dos caminhos escolhidos para esta fuga – álcool e medicamentos – é a dependência química. “Não podemos esquecer, quer ainda que a pandemia seja controlada, muitas das consequências vão perdurar, com a dor do luto ou a recuperação econômica das famílias”, adverte Ramos.
Ele aponta as dicas dadas pelo psiquiatra Edmo da Silva Bordin, do CAPS AD de Paranavaí, como formas de prevenir esta situação de stress, como viver o mais próximo possível do normal, tomando os cuidados sanitários, fazer exercícios físicos, praticar um hobby, tomar a luz do sol diariamente pelo menos por15 minutos, manter a fé acompanhando cultos religiosos pela TV e internet, usar suplementos de vitaminas com orientação, ter uma alimentação saudável, continuar com os contatos familiares através de telefones e vídeos. E ter uma boa noite de sono.
“São dicas relativamente simples que foram dadas pelo Dr. Edmo, mas que merecem atenção”, diz o presidente do Comud. “As consequências da pandemia vão durar muito tempo ainda e não podemos descuidar da nossa saúde mental”, orienta Ramos Júnior.
VISITAS – Nestes últimos dias de campanha, cujas palestras de orientação e prevenção foram realizadas através de plataformas digitais, Dante Ramos esteve em vista as autoridades entregando cartilhas da campanha. Elas seriam distribuídas na cidade numa panfletagem prevista pata o último sábado, dia 26. No entanto, visando manter os protocolos sanitários, ele achou por bem suspender a atividade e encaminhar o material a entidade que atuam diretamente na prevenção.
Ele esteve com o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ), delegado-chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, Luiz Carlos Mânica, comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jefferson Luiz de Souza, secretário municipal de Patrimônio Pública e Trânsito, Jeferson Luiz Casttelan, sargento Valdinei Costa da Silva, do Batalhão de Polícia Escolar Comunitária (BPEC) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), e junto com o conselheiro Airton Aguiar, do COMUD, com a secretária municipal de Assistência Social, Maria Dêis Klososki.
Em todas as visitas, Dante recebeu manifestações de apoio ao trabalho do Comud. “Muita se tem feito. Mas muito ainda temos que fazer. Apesar dos investimentos, o tráfico de drogas ganhou dimensões globais e é cada vez mais difícil para os governos enfrentar este problema sozinho. A sociedade tem que participar deste trabalho. E o Comud vai continuar atuando pata levar informações e orientação para a sociedade de Paranavaí”, finaliza Dante Ramos Junior.
Por Jorge Roberto/Ass.Comud

RoyNews.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Roy News | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488