Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Left Sidebar
Left Sidebar
Featured News
Right Sidebar
Right Sidebar

quarta-feira, 14 de abril de 2021

50 anos da UNIPAR, homenagem do Curso de Estética da Unidade de Paranavaí

Neste ano a UNIPAR, está comemorando 50 anos de existência, e descrever a trajetória da Universidade Paranaense - UNIPAR é um exercício prazeroso, pois sua história é marcada por fatos interessantes e muito positivos. Até se tornar este complexo que reúne mais de vinte e um mil alunos, passou por fases que deixou - e continua deixando - marcas indeléveis na formação cultural das comunidades de sua área de influência.
Tradição em ensino, referência em pesquisa e extensão, sua história se inicia na década 70, com a criação da Associação Paranaense de Ensino e Cultura - APEC, que fez nascer em Umuarama uma faculdade com objetivos bem traçados: oferecer cursos de graduação e, ao mesmo tempo, desenvolver projetos que colaborassem efetivamente para impulsionar ainda mais o desenvolvimento do Estado do Paraná. Nessa época, a região vivia uma de suas melhores fases econômicas, mas enfrentava um sério problema na área educacional: os professores da rede pública eram, em sua maioria, leigos.

Desta forma, a cidade de Umuarama foi contemplada com os Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Estudos Sociais e Letras. A partir de 1980, para possibilitar a profissionalização em outras áreas, fez-se necessário que a APEC aumentasse o seu leque de cursos. Novas opções surgiram: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito e, logo depois, cursos na área de saúde, sendo Psicologia e Farmácia os primeiros. A década de 80 foi marcada pela concentração de esforços maiores na construção do saber científico e do aprimoramento das ações desenvolvidas em benefício da comunidade. Surgiram os projetos de pesquisa e de extensão e cursos de pós-graduação (em nível de especialização). A passos largos, mas bem planejados, novos investimentos foram se incorporando, tornando a Instituição cada vez mais respeitada. Melhor ainda foi a década de 90, época em que as Faculdades Integradas da APEC foram reconhecidas como Universidade Paranaense - UNIPAR, através da Portaria MEC n.° l.580 de 09/11/93, com caráter multicampi. Foi também o momento em que as fronteiras da Instituição começaram a se expandir, com a implantação de Unidades Campi em cidades pólo do Paraná.
Hoje, presente em sete cidades: Umuarama, Toledo, Guaíra, Paranavaí, Cianorte, Cascavel e Francisco Beltrão, a UNIPAR segue sua trajetória oferecendo várias opções de cursos de graduação, entre eles o tão esperado curso de Medicina na cidade de Umuarama, entre outros, além de cursos de pós-graduação (em nível de especialização, mestrado e doutorado). Com área física que passa de um milhão de metros quadrados construídos, orgulha-se de ser a maior Universidade do interior do Paraná, com conceito 5 recebido pelo MEC.

Sintonizada com as tendências do mercado de trabalho e comprometida com sua missão social de Universidade cidadã, a UNIPAR continua ampliando investimentos e traçando planos, pois as expectativas das comunidades da área de sua influência começam a despertar para novas propostas de ensino superior. Neste contexto, dá início à implantação de Cursos Superiores de Tecnologia que, graduando mais rapidamente e de forma específica, esses cursos deverão representar o caminho para maior empregabilidade da juventude paranaense interiorana.

Assim, em 2004 nasce o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, hoje ofertado nas sete cidades onde a Unipar se faz presente. O Curso foi implantado a partir da verificação da necessidade de se proporcionar à comunidade da área de abrangência da Universidade Paranaense - UNIPAR, Unidade de Paranavaí, a possibilidade de contar na esfera do Ensino Superior com um curso que pudesse formar profissionais competentes na área de Estética e Cosmética devido à necessidade de atender com qualidade e segurança um consumidor cada vez mais exigente, em um mercado em constante ascensão. Para tanto é fundamental que no exercício desta profissão se adquiram conhecimentos científicos e técnicos especializados, já que a inadequada, ineficiente ou inconsequente realização de suas atividades pode trazer sérios danos sociais, com riscos que incluem desde a segurança, integridade física até a saúde da coletividade.
O curso por apresentar perfil tecnológico, favorece em grande parte a população regional, que busca cursos que possam inseri-los no mercado de trabalho, em uma área em plena ascensão, preparando profissionais capacitados em relação aos novos desafios que a sociedade contemporânea propõe, primando, sobretudo, pela qualidade das relações professor-aluno, através de atividades teórico-práticas, caracterizadas pela seriedade ética e competência técnica-social. Implementando a estrutura do curso, em 2006 iniciaram-se as atividades no Centro de Estética Escola da UNIPAR, Unidade Paranavaí, ambiente especial, a qual tem prestado atendimentos à comunidade com qualidade e responsabilidade. Os acadêmicos desenvolvem estágio curricular obrigatório e atividades complementares (Projetos de Extensão e Pesquisa) com serviços que visam à melhoria das disfunções estéticas, bem como em benefício da imagem pessoal e da qualidade de vida. O Centro de Estética Escola da UNIPAR representa hoje, em Paranavaí e região, um serviço de referência neste setor.

Assim, o Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética parabeniza esta honrada Instituição, por sua história e trajetória pautada no compromisso de oferecer ensino de excelência.
Ass.Unipar

Da Redação RoyNews

Nenhum comentário

Postar um comentário

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Roy News | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488
close button
Anuncie