“Vivemos um mês de avanço muito rápido da doença na cidade. O sistema de saúde público e privado passa por um momento grave com sobrecarga dos Pronto Atendimentos e com disponibilidade de leitos chegando ao seu limite. Nossas UTIs estão lotadas e quanto mais grave é a situação da pessoa, mais ocupados ficam esses leitos. Estamos internando pacientes nas unidades de Pronto Atendimento por falta de leitos nas enfermarias e quartos dos hospitais. Estamos em situação de alerta”, afirmou a secretária de Saúde de Paranavaí, Andreia Vilar.
Segundo o COE, o principal motivo do avanço da doença foi o relaxamento no comportamento das pessoas. “É nítido que as pessoas perderam o medo da doença. Elas não se importam em contaminar outras pessoas, contando que se sintam bem. As pessoas querem aproveitar a vida e ignoram a morte. Se o comportamento de cada cidadão não mudar, os casos de contaminação e morte baterão nas portas de todas residências e deixarão marcas em todas famílias”, alertou Andreia.
O COE acordou que os órgãos de segurança e fiscalização darão prosseguimento às Ações Integradas de Fiscalização Urbana (AIFUs) e, estabelecimentos que forem autuados pela segunda vez terão punições mais duras.
“Se for constatado que o proprietário já foi orientado, já teve uma punição e mesmo assim não melhorou, a decisão é de interditar o local. Seja comércio, bar, lanchonete ou qualquer outro estabelecimento, vamos ter que agir com mais firmeza para conseguir controlar a disseminação da doença. Não vamos fechar por grupos para não prejudicar quem está fazendo da maneira correta, vamos apenas atacar os problemas e situações específicas”, finalizou a secretária.
Cuidados – A Secretaria de Saúde reforça alguns dos cuidados necessários durante o período da pandemia de Covid-19. Sempre que puder, fiquem em casa. Se precisar sair, use máscara e lave constantemente as mãos ou use álcool em gel. Mantenha o distanciamento social e evite locais com muitas pessoas.
Se sentir qualquer sintoma da doença, fique em isolamento total em casa. Se realizar qualquer teste da doença, aguarde o resultado em isolamento. Se for diagnosticado com a doença, cumpra integralmente todo o período de isolamento, mesmo quando os sintomas melhorarem.
RoyNews
Quero ver esse povo sem noção ficar em casa....
ResponderExcluir