Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Left Sidebar
Left Sidebar
Featured News
Right Sidebar
Right Sidebar
PARANAVAÍ Previsão do Tempo

sábado, 4 de abril de 2020

COE aprova cartilha de normas e exigências para reabertura do comércio


A reunião do COE (Comitê de Operação Emergencial) na manhã deste sábado (4) aprovou uma cartilha de normas e exigências elaborada pelo COE Econômico que servirão de padrão para a reabertura das atividades comerciais em Paranavaí.

Foi criada uma lista de operação padrão para todos estabelecimentos comerciais da cidade. “Hoje tivemos mais um avanço. Reivindicamos o retorno das atividades econômicas, mas compreendemos que o cenário atual exige uma nova postura e uma nova metodologia de trabalho por parte das empresas. Neste sentido, o COE Econômico elaborou uma cartilha de instrução de biossegurança em que submete as empresas a uma nova postura para ajudar a conter a epidemia, mas que possam retomar suas atividades. Entendemos que também é necessário as empresas estarem preparadas e através da capacitação online será possível o retorno das atividades das empresas”, destacou o gerente-executivo da Aciap de Paranavaí, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká).

“A regulamentação para a reabertura gradativa e organizada do comércio está sendo discutida nas reuniões do COE Econômico. Este é um assunto que está sempre em pauta e a cada 48 horas estamos reavaliando a situação com o Comitê. Estamos preocupados com a situação da cidade e estamos avançando com novas medidas como a cartilha criada pelo COE Econômico. Porém, ainda não temos uma data para anunciar”, disse o prefeito KIQ.

O documento elaborado pelo COE Econômico possui os seguintes itens:

- Sanitização das mãos de clientes na entrada do estabelecimento através de álcool gel 70º ou balcão com pia, água e sabão.

- Na entrada do estabelecimento deve conter um tapete úmido com água sanitária ou hipoclorito de sódio.

-Desinfetar com álcool 70 ou hipoclorito de sódio todas as superfícies tocadas com frequência (corrimão, maçaneta, balcões, interruptores, janelas, telefones, teclados dos computadores, etc.).

- Varredura úmida nos pisos com mops ou panos de limpeza utilizando água sanitária ou hipoclorito de sódio. O manuseio dos utensílios deve ser feitos com luva de borracha. 

- Não será permitido a utilização de utensílios compartilhados (copos, toalhas, etc.), dando a preferência na utilização de opções descartáveis. 

- O ar condicionado e climatizadores poderão ser utilizados mas todas as portas e janelas devem estar abertas e ambiente sempre arejado. 

- Manter distância mínima entre 1,50m entre colaboradores e clientes.

- Disponibilizar um frasco de álcool gel 70º, com mínimo de 150gr, para cada colaborador. 

- Operadores de caixa devem fazer uso de luvas.

- Todos os colaboradores devem fazer uso de máscaras (podendo ser artesanais).

- Orientar com adesivos no chão o distanciamento de 1,50m nas filas. 

- Atendimento de 1 cliente por 20m² de área de atendimento de cliente. 

- As lojas de roupas e vestuários devem manter em quarentena de 72h ou expor ao calor de 70ºC (ferro de passar) o produto em contato com cliente (experimentações e condicionais).

- As lojas de calçados devem manter em quarentena de 72h ou expor ao calor de 70ºC (secador de cabelo) o produto em contato com cliente (experimentações e condicionais).

- Provadores devem ser higienizados com borrifador de álcool 70 para cada cliente que utilizar

As..Pref.

Fonte RoyNews




21 comentários

  1. Muito inteligente e interessante espero que todos respeita as normas obrigado

    ResponderExcluir
  2. Comércio tem que ficar fechado no mínimo até o final de maio. Parabéns prefeito pelas decisões tomadas. Fraterno abraço. Iris Brito de Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não deve ter funcionários para pagar e boletos a vencer , por isso pensa assim ...

      Excluir
    2. Provavelmente você não tem boletos a pagar então o comércio não tem importância quando irá abrir!!!!!

      Excluir
  3. Porque que os mercados podem fica aberto todos os dias tendo aglomerações de pessoas inclusive pessoas idosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas recomendações acho nunca foi passado para os supermercados.. esse COE precisa cobrar de forma igual para todos ... um avanço é um passo atrás

      Excluir
    2. Esse COE segue a frase ODEIA AS VERDADES QUE ABALAM AS ILUSOES .

      Excluir
  4. Alguém sabe o que significa reserva de caixa?

    ResponderExcluir
  5. Mercado está aberto porque é atividade essencial.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe dizer se é a vida ou o dinheiro que tem mais valor? Iris Brito de Freitas OAB PR 36877

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a vida mas sem dinheiro a vida não tem sentido você não acha?

      Excluir
  8. Os mercados estão abertos desde o começo, e nada disso era feito e o risco b era bem maior mexem com alimentação, mas se a regra é essa devemos fazer.

    ResponderExcluir
  9. Faço uma pergunta...ANTES DA EMISSÃO DA CARTILHA DO COE (AINDA SEM DATA DEFINIDA) PERMANECEREMOS COM AS PORTAS FECHADAS? SR PRESIDENTE DA ACIAP CARLOS HENRIQUE.

    ResponderExcluir
  10. OTIMO ,MAS ERA NECESSARIO QUE FOSSE PRA TODOS EXISTEM FABRICAS TRABALHANDO SEM HIGIENIZAÇAO ,E O BRASILEIRO COMO UM BOM PORCO NAO GENERALIZANDO MAS 99,9999999% SAO ,ENTAO DEVERIA SER FISCALIZADOS SEMANALMENTE SEM AVISO DE VISITA ,MAS ACHAM QUE JA AVISA, PRA NAO TER PROBLEMAS ADMINISTRATIVAMENTE OU QUEM SABE ALGUMA PROPINA

    ResponderExcluir
  11. o capitalista se preocupa com o dinheiro pq. ele fica isolado se precavendo do viros...enquanto seus funcionarios vão ficar espostos...mass quando o capitalista perder um ente querido para o viros hai a postura dele mude.

    ResponderExcluir
  12. Reserva de caixa,
    Aqueles que trabalha hoje ,pra comer amanhã,

    ResponderExcluir
  13. Áh, passou uma reportagem dos funcionários, em servico
    Não vi nenhum usando alcool geel,
    Acredito que por lá devem passar os produtos com maior chance de transmissão. Etc,etc,

    ResponderExcluir
  14. Palhaçada o que estão fazendo com as nossas cidades infelizmente muitos comerciantes não vai ter condições nem de reabrir e vai acontecer demissão em massa uma pena.....

    ResponderExcluir
  15. Acredito que sim as empresas devem voltar ao normal, mas com todos cuidado que as autoridades competentes determirem, a vida segue e a engrenagem não pode parar, nossa cidade está parecendo uma cidade fantasma, horrível de se ver.

    ResponderExcluir

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Roy News | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488