Segundo o diretor técnico da Santa Casa, médico Jorge Pelisson, esta máscara é um EPI “muito importante para a segurança dos profissionais que estão na batalha da Covid-19”.
Pedro, que mora em Paranavaí, contou que o curso de Engenharia Mecânica da UFPR tem várias impressoras 3D e que um grupo de acadêmicos realizam o projeto Engenhar, que é “a engenharia na prática”. O projeto vinha produzindo máscaras de proteção facial para vários hospitais. “Eu contei isto para a minha mãe e ela falou que estas máscaras seriam importantes para a Santa Casa”.
A Mãe do acadêmico é a médica infectologista Gislaine Erédia Araújo, uma das responsáveis pela ala dos pacientes confirmados e suspeitos de Covid-19.
“Conversei com meus amigos e eles produziram 30 máscaras para a Santa Casa”, relembra Pedro, que, no entanto, queria atingir as 50 máscaras, que era a necessidade apontada pela mãe. Em outro momento, relata o estudante, conversou com outros amigos que participam do projeto Eco Octano, também da UFPR, falando que havia conseguido as máscaras, mas que queria arrumar pelo menos mais 20.
O Eco Octano é um grupo de várias engenharias que trabalham no desenvolvimento de carros de eficiência energética. O projeto tem uma impressora 3D, mas, em nome da amizade e da causa nobre, os estudantes toparam fazer as máscaras para “fechar a conta”. “Eles fizeram estas máscaras exclusivamente para atender o pedido que estava fazendo para a Santa Casa”, diz Araújo, que na tarde desta quarta-feira (15) esteve no hospital fazendo a entrega simbólica dos equipamentos.
As máscaras foram recebidas pela mãe do acadêmico, Gislaine, e os médicos residentes Adilson Silvestre e Suamy Modesto Caetano, todos da linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus, e o gerente financeiro Marcelo Cripa.
Em nota, o diretor técnico do hospital, Jorge Pelisson, agradeceu, em nome da Santa Casa “a iniciativa do jovem Pedro Eredia Araujo, filho da infectologista Dra Gislaine Erédia”. Depois de destacar a forma como este equipamento protege o profissional, Pelisson salientou que “a doação destes
EPIs é fundamental em um momento de muito consumo em que se tem muita dificuldade na aquisição dos mesmos. Agradecemos pela solidariedade
Fonte RoyNews.
paranavai e todo brasil precisa de pessoas assim ,trazendo mascaras e sendo solidarios e NAO TRAZENDO COVID 19
ResponderExcluir