Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Left Sidebar
Left Sidebar
Featured News
Right Sidebar
Right Sidebar
PARANAVAÍ Previsão do Tempo

quinta-feira, 5 de março de 2020

Sarampo cresce no Paraná e vacina é a única forma de prevenção, em Paranavaí algumas UBSs estão com horários diferenciados para vacina

O boletim divulgado nesta quinta-feira (05) pela Secretaria de Estado da Saúde registra 16 novos casos confirmados da doença desde a última atualização, em 19 de fevereiro. No total, são 891 casos confirmados em 42 cidades. Outros 1820 pacientes estão em investigação no Estado.
O boletim epidemiológico do sarampo divulgado nesta quinta-feira (05) pela Secretaria de Estado da Saúde registra 16 novos casos confirmados da doença desde a última atualização, em 19 de fevereiro. No total, são 891 casos confirmados em 42 cidades, desde 29 de agosto do ano passado. Outros 1820 pacientes estão em investigação no Estado.
O secretário da Saúde, Beto Preto, destaca a importância do alcance vacinal para o bloqueio da doença. “Estamos em campanha, precisamos ampliar a imunização contra o sarampo. Esta é a forma de nos blindarmos contra essa doença que parece simples, mas não é”. Ele alerta quem ainda não está imunizado. “Se ainda não tomou a vacina, vá até uma das 1852 salas de vacinação nas unidades de saúde e faça hoje, faça já, o quanto antes melhor. Você se protege e protege outras pessoas”.
De acordo com o boletim desta quinta, 468 casos confirmados são de pessoas de 20 a 29 anos – são os chamados jovens adultos. Esta é a faixa etária com maior ocorrência e também o foco da campanha. “Muitas destas pessoas não sabem se foram ou não vacinadas. Sendo assim, a indicação é a vacinação. Não há problema receber mais de duas doses, a vacina não faz mal à saúde”, reforça Beto Preto.
VACINAÇÃO - As crianças que têm entre seis meses e 11 meses e 29 dias também devem ser vacinadas. A população com idade entre um a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 59 anos, uma dose. A Campanha Nacional de Vacinação teve início em 10 de fevereiro e segue até 13 de março. “Entre 20 e 29 anos, aqui em nosso Estado, a pessoa deve receber uma dose da vacina como reforço, mesmo que já tendo duas doses da tríplice viral”, ressalta o secretário

Não há casos confirmados ou em investigação na 14ª Regional de Saúde, que abre os municípios de nossa região.
Em Paranavaí durante toda esta semana a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização, está realizando uma programação especial para vacina contra o sarampo.Até o dia 6 de março (sexta-feira), algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas até das 17h às 19h para vacinação exclusiva contra o sarampo. 
As unidades da Zona Leste, Celso Konda, São Jorge e Jardim Maringá estarão abertas em horário extra das 17h às 19h de quinta (5) a sexta-feira (6). Já a UBS da Coloninha estará aberta apenas na sexta-feira (6), no mesmo horário. 
Para as faixas etárias de 5 a 19 anos e de 30 a 59 anos, as doses devem ser aplicadas observando a situação vacinal anterior. Para a faixa etária de 20 a 29 anos, é obrigatória a aplicação de uma dose extra da vacina tríplice viral.
Agencia Estadual de Noticias

Fonte RoyNews

Nenhum comentário

Postar um comentário

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Roy News | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488