Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Left Sidebar
Left Sidebar
Featured News
Right Sidebar
Right Sidebar
PARANAVAÍ Previsão do Tempo

sábado, 21 de março de 2020

Novo decreto será publicado na segunda:Moto Táxis não poderão transportar passageiros e suspensão do passe livre do transporte público


    Foto - Ilustrativa
  Foto Arquivo Ass.Pref.

A terceira reunião do Comitê de Operação de Emergência (COE), realizada neste sábado (21), colocou em discussão novas medidas a serem tomadas como forma de prevenção, transmissão e enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19).
O COE é composto por entidades da sociedade civil organizada, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e do Ministério Público. Estes representantes se reúnem a cada 48 horas a fim de deliberar sobre a situação de pandemia, cabendo à Secretaria de Saúde expedir atos necessários para seu funcionamento e convocação.
O município informou na reunião do COE que um novo Decreto que será publicado na segunda-feira, dia 23, trará duas novidades. A primeira é a suspensão do Passe Livre dos idosos e estudantes no transporte público. O intuito da Prefeitura é fazer com que as pessoas fiquem em casa e, no caso dos estudantes, não há aulas para que eles tenham motivo para se descolar. O segundo item é em relação aos mototáxis, que não poderão transportar passageiros por conta do contato muito próximo e o compartilhamento de capacete. Portanto, poderão apenas funcionar como entregadores.

Projeto de Lei 25/2020

- A Prefeitura de Paranavaí enviou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 25/2020 que pede autorização para que o prefeito possa editar Decretos e normas infralegais, para garantir a adoção de medidas temporárias e emergenciais de prevenção do contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19).

- Com a aprovação da Lei, fica determinado o fechamento do comércio e demais estabelecimento comerciais em Paranavaí, com exceção das atividades essenciais, conforme Decretos já expedidos pelo Chefe do Poder Executivo Municipal e Estadual.
- Entre as primeiras medidas enviadas para apreciação da Câmara estão: suspender e cassar alvarás de funcionamento de qualquer estabelecimento situado no âmbito municipal de forma temporária; restringir e restabelecer o funcionamento do comércio local e demais estabelecimentos empresariais; restringir e restabelecer a circulação de veículos automotores no perímetro urbano; requisitar bens e serviços de particulares, sem prejuízo de indenização justa e posterior, caso haja prejuízo ao requisitado; e tomar outras medidas cabíveis dentro da atuação do combate à pandemia, respeitado os direitos individuais e demais preceitos constitucionais.
- Por sugestão da Câmara de Vereadores, o município fixou que com o descumprimento desta lei ou decorrentes de seus regulamentos, ficará autorizado o município a aplicar multa no valor de R$ 5 mil e ainda no caso de resistência, a cassar do alvará de funcionamento, com imediata interdição do estabelecimento.

Outras decisões do Comitê

O Comitê considerou a participação dos atiradores do Tiro de Guerra para reforçar a atividades de segurança na cidade, dando mais corpo às equipes das polícias, bombeiros e Guarda Municipal.
A Secretaria de Saúde está trabalhando para disponibilizar um número de telefone exclusivo para tirar dúvidas sobre a doença e o que a população deve fazer em cada caso. Esse número será disponibilizado e divulgado à todos em breve.

O Município também enviou à Câmara uma solicitação para contratar mais profissionais de saúde. Médicos e técnicos de enfermagem que foram aprovados no teste seletivo do município poderão ser chamados nos próximos dias.

Ass.Pref

Fonte RoyNews

3 comentários

  1. Graças a Deus ainda não temos nenhum caso confirmado em Paranavaí,mas não concordo ao fechar o comércio central e deixar mercados abertos ond vejo q está o maior número do pessoas se agromerando, até parece q o vírus só vai estar na área central,nós mercados não tem,o certo seria fechar tudo e fazer compras d mantimentos ou remédios,somente online,pq tem como, Maringá tem vários mercados q atende online.

    ResponderExcluir
  2. Tenho comércio na área central,tenho funcionários,pago aluguel,tenho minhas despesas de casa,agora estamos cumprindo as ordens d fechar,mas oq vai adiantar com todo esse povo se agromerando nós mercados,bancos,casas lotéricas, farmácia, pracinhas da cidades,será q o vírus só contamina na área central da cidade,essa é minha opinião,ou fecha tudo ou deixa agente trabalha.

    ResponderExcluir
  3. Porque não se identifiquem e, expressem suas razões para o não fechamento do comércio. Dessa forma, ganhariam força suas reivindicações.

    ResponderExcluir

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Roy News | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488