Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Left Sidebar
Left Sidebar
Featured News
Right Sidebar
Right Sidebar
PARANAVAÍ Previsão do Tempo

sexta-feira, 20 de março de 2020

'Não é para o comércio abrir", 'Não saiam de casa"..prefeito K.i.q em entrevista a Radio T na manhã desta sexta-feira(20)

O prefeito k.i.q e a Secretária Municipal de Saúde de Paranavaí,Andreia Vilar ,juntamente com o Secretário da Comunicação, Américo de Castro estiveram na manhã desta Sexta-feira(20) nos Estúdios da Radio T, 99.1 de Paranavaí esclarecendo muitas duvidas que a população tem sobre o Decreto Municipal era aparente a preocupação do prefeito, da secretária da saúde e do secretário da comunicação, que em certo momento, chegou a chorar, diante da gravidade e rapidez do coronavírus.
O Prefeito declarou que Não é para o Comercio abrir, disse que não pode aglomerar pessoas, e que haverá fiscalização. Ele ressaltou que  vai haver mudanças constantes no decreto, por conta da situação do coronavírus.
A Respeito dos Bancos e Casas Lotéricas, o prefeito disse que de por hora, mas que pode haver mudanças a qualquer momento, é de que, com regras e os cuidados, Bancos e Casas Lotéricas podem atender.
Perguntado por ouvintes sobre Construção Civil...o prefeito foi bem claro, disse que as pessoas tem que entender, que não pode aglomerar pessoas.

Sobre Supermercados, o prefeito falou que não pode fechar, por que é essencial os alimentos para a população, mas que os proprietários alem dos cuidados com seus colaboradores, também precisam criar regrar para não aglomerar pessoas.

A fiscalização vai estar acompanhando os atendimentos bancários e casas lotéricas e se aglomerar pessoas, novas medidas virão rapidamente.
Veja alguns itens importantes do decreto municipal que foi publicado ontem a noite.::::

-Ficam proibidos  eventos, reuniões e concentrações de pessoas de qualquer caráter ou gênero dentro do território do município de Paranavaí sem prejuízo das demais restrições contidas neste decreto.

-A todos os estabelecimentos comerciais, empresárias, escritórios de profissionais liberais, recomenda-se a suspensão de suas atividades a partir de 20 de março de 2020(inclusive), com exceção de hospitais, farmácias,dentistas, médicos, médicos veterinários e suas respectivas Clinicas, unicamente em situação de urgência clinica, funerárias com velórios limitados à 20 pessoas, coleta de lixo, instituições bancárias(bancos e cooperativas de crédito), entrega do Program Leite da Criança,casas lotéricas, correios, cartórios judiciais e extrajudiciais,serviço de distribuição de água envazada, gás de cozinha(GLP),comércio varejista e/ou atacadista de oxigênio e outros gases e produtos destinados preponderantemente  a hospitais, distribuidora de medicamentos,supermercados,minimercados, açougues, mercearias, postos de combustíveis.

-Fica permitido em caráter excepcional a venda de alimentos por restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniências de postos de combustíveis, padarias, panificadoras, ambulantes , com retirada do local(delivery)desde que o produto seja servido/consumido no estabelecimento ou nos seus arredores.

-Fica permitido ainda a venda de produtos agrícolas e de alimentação animal(v.g. rações,suplementos alimentares,defensivos, adubos para lavoura por meio telemático/remoto com retirada no local, desde que o estabelecimento permaneça fechado para o acesso ao público, podendo haver entrega à domicílio(delivery).

-Tendo em vista a necessidade da manutenção da cadeia produtiva, para evitar o desabastecimento, fica a recomendada às Industrias a observância de medidas que evitem ou minorem a aglomeração de pessoas, podendo operarem de maneira ordinária, desde que observem as recomendações do Ministério da Saúde, recomendando-se ainda que as atividades administrativas sejam realizadas  via home office.

-Aos profissionais liberais, recomendam-se que realizadas de forma interna em seus estabelecimentos, não havendo atendimento ao público, bem como a seus colaboradores seja facultada a opção do home office(trabalhar em casa).

As instituições do sistema financeiro nacional recomenda-se que não promovam atendimento ao público, bem como a seus colaboradores, seja facultada a opção do home office e/ou atividades internas, devendo manter integralmente os caixas eletrônicos em funcionamento.

-Fica cancelada a partir da publicação deste Decreto a agenda do Centro Municipal de Eventos.

-Fica autorizada a solicitação do Tiro de Guerra para fins de cumprimento do presente Deceto.

-As obras de infraestrutura e edificações já em andamento ou que vierem a ser licitadas no âmbito do Município de Paranavaí, permanecerão sendo executadas pelas empresas contratadas , ressalvadas situações pontuais a serem dirimidas pelos Secretários das pastas correspondentes.

- As aulas nas Escolas Municipais e nos Centros de Educação Infantil(CMEI'S) Públicas ficam suspensas a partir do dia 20 de março de 2020:
Ficam suspensas as aulas e demais atividades escolares em todas as instituições de ensino municipal a partir do dia 20 de março de 2020 por tempo indeterminado, mediante reposição a tempo e modo próprio.

-Fica estabelecida a restrição no perímetro urbano conforme já divulgamos.

-Recomenda-se que as empresas e as indústrias estabeleçam férias coletivas a seus funcionários a fim de estancar momentaneamente a alta circulação de pessoas.

-Recomenda-se ainda a adoção de trabalho domiciliar aos trabalhadores de empresas privadas e de profissionais liberais desde que o desempenho dessas atividades seja compatível com a natureza da função,evitando grandes aglomerações.

-Recomenda-se a todas as empresas, independentemente da atividade desenvolvida ,que promovam  a avaliação de seus colaboradores que estejam no grupo de risco, para fins de eventual afastamento.

-Recomenda-se que seja sejam suspensas todas as atividades de cunho religioso de qualquer natureza, inclusive as de caráter domiciliar até nova decisão ouvido o Comitê de Operação Emergencial

- O Descumprimento das determinações neste decreto, pode ensejar crime de desobediência(Art.330,código penal ou ainda contra a Saúde Pública(Art.268,Código Penal), além das demais sanções administrativas cabíveis.

-Fica autorizada a Procuradoria Geral do Município  a promover as ações e medidas judiciais cabíveis para buscar eventual ressarcimento de custos aos cofres públicos, decorrentes do descumprimento  pelos particulares deste Decreto.

-Será avaliada pela Secretária de Fazenda a possibilidade de prorrogação de vencimento de tributos municipais.

É bom ressaltar que estão acontecendo reuniões constantes entre prefeito e secretários, e também reuniões do COE- Comitê de Operação Emergencial, e conforme o andamento da situação as medidas deste Decreto podem ser alteradas sempre com o objetivo do combate e a prevenção do coronavírus.
E Que DEUS  nos proteja e todos conscientes das necessidades dos cuidados e especialmente de ficar em casa.

Fonte RoyNews






2 comentários

  1. Como o oxigênio, o alimento vai chegar si o caminhão quebrar ou furar simplesmente um pneu, si tudo está fechado, quem participa dessa reunião não está vendo isso ou seja não tem conhecimento, já que tudo hoje no Brasil é o caminhão que transporta. E bom falarem disso quem participa dessas reuniões

    ResponderExcluir
  2. Tem que fechar comércio que não vende produtos essências mesmo. Eu tenho comércio e acho injusto eu ficar fechado e outro do mesmo ramo abrir, mesmo que seja para abrir pra um ou outro cliente.Hj mesmo tinha gente fazendo isso.

    ResponderExcluir

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Roy News | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488