Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Left Sidebar
Left Sidebar
Featured News
Right Sidebar
Right Sidebar
PARANAVAÍ Previsão do Tempo

domingo, 29 de março de 2020

A reabertura do comércio em Paranavaí é suspensa

Durante uma demorada reunião, que aconteceu na manhã deste domingo(29) entre o prefeito K.i.q e membros do COE- Comitê de Operação de Emergência ficou definido que fica suspensa a reabertura do Comércio de Paranavaí, que estava programada para acontecer amanhã, segunda-feira(30).

Na reunião do COE, da ultima sexta-feira, seria publicado um novo decreto que autorizaria com algumas regras a abertura do comércio a partir de amanhã, mas agora, o decreto que não chegou a ser publicado,será modificado, e entre as medidas de prevenção o comércio de Paranavaí não abrirá mais nesta segunda..

Veja a noticia oficial enviada pela Prefeitura de Paranavaí.

48 horas após a anunciar a liberação da abertura do comércio em Paranavaí, o COE (Comitê de Operação Emergencial) se reuniu novamente na manhã deste domingo (29), reavaliou o cenário atual no município e nos âmbitos estadual e federal, e decidiu, por unanimidade, por manter as determinações do Decreto n° 2.101/2020. Portanto, o comércio não deve reabrir nesta segunda-feira, dia 30. 

"Desde o início, deixamos claro que o processo de decisões no Comitê tem que ser dinâmico, uma vez que a velocidade de mudanças no cenário do país, do Estado e do município é muito rápida. Tivemos o segundo caso confirmado de Covid-19 em Paranavaí, o Ministério da Saúde vem anunciando o endurecimento das medidas em todo o país, o Estado teve as primeiras mortes confirmadas por Coronavírus, e vários outros fatores foram se somando e formaram um novo cenário. Coloquei essa mudança de cenário ao COE e sugeri a reavaliação. Todos os membros do COE manifestaram suas preocupações e concordaram que o momento exige que nós voltemos um passo atrás", avaliou o prefeito KIQ.

O COE é composto por entidades da sociedade civil organizada, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Ministério Público, OAB, sociedade médica e profissionais da Saúde. Estes representantes se reúnem a cada 48 horas a fim de deliberar sobre a situação de pandemia, cabendo à Secretaria de Saúde expedir atos necessários para seu funcionamento e convocação.

Os membros do Comitê devem se reunir novamente em 48 horas, portanto na terça-feira, dia 31, para reavaliar novamente a situação e definir com o prosseguimento ou a mudança das medidas adotadas. “O importante é que a população saiba que nós estamos buscando ações pontuais com base nossa realidade local, porém, sem deixar de seguir as diretrizes do Governo Federal e do Governo do Estado. Sabemos que agora no início da semana virão novas determinações das esferas acima da nossa. Seria imprudente permitirmos a abertura do comércio amanhã e amanhã mesmo mandarmos fechar de novo, sem aguardar as novas diretrizes que são sendo adotadas pelo Ministério da Saúde e pelo nosso Estado”, enfatizou KIQ.

O promotor de justiça do Ministério Público Estadual, Dr. Francisco Ilídio Hernandes Lopes, apontou que o Ministério Público do Trabalho (MPT) expediu recomendações para os municípios no sentindo de não abrir ou reabrir os serviços não essenciais neste momento. "O MPT só emite recomendações quando já há remédios judiciais relacionados às situações em questão, ou seja, há espaço para judicialização do caso . Ninguém quer uma crise econômica aliada à crise que vem se instalado em virtude da epidemia. Mas há uma preocupação profunda no sentido de garantir que os serviços que não são essenciais só sejam retomadas quando for possível garantir que haja uma minoração do risco de contaminação. E, claramente, em Paranavaí isso não é possível no momento. Basta ver que, assim que acenamos, na sexta-feira, para permitir a abertura do comércio, as pessoas já estavam nas ruas como se nada estivesse acontecendo. Mercados lotados com idosos e crianças de colo sendo expostas. A posição do Ministério Público de Paranavaí, nesse momento, é para que voltemos um passo atrás agora e aguardemos definições das esferas superiores para então avaliarmos como aplicar isso tudo na cidade", frisou o promotor.

O diretor executivo da ACIAP, Carlos Henrique Scarabelli, fez uma pesquisa on-line com os associados da entidade e apresentou alguns números ao Comitê. "Nós queríamos entender como os comerciantes estão lidando com esse momento. É importante destacar que mais de 100 empresários responderam à pesquisa em poucas horas, e 83% deles avaliam positivamente a atuação do Comitê em Paranavaí. O comércio já está sofrendo os impactos, e não vamos ter como fugir disso de nenhuma maneira. A diretoria da ACIAP almeja a abertura do comércio o mais rápido possível, mas entendemos que é importante respeitar as decisões dos órgãos públicos para conseguirmos lidar da melhor maneira com os riscos que essa doença apresenta".

"O Comitê não tem como determinar uma saída definitiva. As mudanças estão acontecendo neste momento, enquanto estamos reunidos aqui. Como médico, vejo muita gente falando do isolamento vertical, de imunização social (colocar os mais jovens nas ruas para pegar a doença e criar imunidade para os casos serem menos graves), mas não vejo ninguém se voluntariando para fazer parte desse processo, para ir lá ter contato com os casos suspeitos e confirmados. E que fique claro que eu sou totalmente contrário à imunização social. Precisa haver bom senso, analisar todo dia as mudanças e ir tomando as decisões conforme o cenário daquele momento. Para nós, é muito claro que temos que voltar atrás agora e esperar para ver como o cenário se comporta nas próximas 48 horas para decidirmos como agir", argumentou o médico e vereador, Leônidas Fávero Neto.

Fonte RoyNews.

28 comentários

  1. O que precisa é montarmos protocolos de proteção para os trabalhadores poderem voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na televisão não mostra e não vai mostra a unica maneira é o Isolamento Vertical!

      Excluir
    2. O protocolo vai ser os médicos escolhendo quem vive e quem morre.acorda .

      Excluir
  2. Até entendo tudo isso
    Mas morreu e está morrendo muitas pessoas com dengue e ninguém fechou o comércio como vou pagar minhas contas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim senhor excelentíssimo Dr. Leônidas como vou pagar minhas contas??? O senhor não quer q o comércio abra então fale como vamos pagar contas. Eu n tenho cartão de crédito pra pagar. Resolva isso.

      Excluir
    2. Muito boa sua pergunta. Só q como sempre ninguém vai responder. Mas a eleição é este ano senhor vereador e prefeito...n esquece

      Excluir
  3. No meu ponto de vista eu preciso muito voltar ao trabalho porque nao tenho quem paga minhas conts
    Ms noque diant co.ercio fica fechado e as outras empresas abrirem ...o virus vai espalhar do mesmo geito...

    ResponderExcluir
  4. Fechar o Comércio é Otimo Não Vejo Ninguém Falar em Reduzir IPTU e Impostos Municipais a Hipocrisia Prevalece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E as prestação de loja, internet, luz...eles n tá nem aí como vamos pagar. "PARANAVAÍ CIDADE QUE NÃO PODE MAIS PARAR"...vai vendo

      Excluir
  5. Tenho um comercio, emprego 36 pessoas.
    Sou favoravel o fechamento so comercio o tempo que for necessário.
    Acredito que nos temos que se preucupar com vidas humanas.

    ResponderExcluir
  6. Dengue voce pode ver e combater vai de cada um ,a limpeza a higiene da pessoa se e porco e relaxado ,esse virus nao vemos ,existem pessoas que carregam ele e nao tem sintomas(assintomaticos)Se fosse um pais civilizado onde o proprio presidente ao inves de ir a rua incentivar os KAMIKAZES BRASILEIROS ,daria pra trabalhar com precauçoes mas e um povo irresponsavel ,gente se reundindo , o pior que se contamina e contamina os outros e depois vai no UBS E UPA 24 HORAS "fazer barraco",GOSTARIA DE TRABALHAR E ESTAR LIVRE mas agora lutamos pela vida depois pela sobrevivencia ,PARABENS AO PREFEITO ,Veja bem USA .ITALIA ,ESPANHA ESTAO MORRENDO GENTE DE PENCA ,A ECONOMIA MUNDIAL INJETOU 5 VEZES MAIS DINHEIRO QUE A CRISE DE 2008 onde japoneses e americanos foram demitidos e morando na rua isso em 2008 ,ou seja o CAOS VAI TER MESMO se abrir o comercio uma pessoa inteligente vai gastar seu dinheiro em comida ou tv ,sapatos ,perfumes ,evidente que crise vai vir mesmo infelizmente e a frase SE CORRER O BICHO PEGA E SE FICAR O BICHO COME .SE TODOS PARASSEM ,SE TODOS SEGUISSE O PROTOCOLO RADICALMENTE VENCERIAMOS A BATALHA RAPIDAMENTE E VOLTARIAMOS A VIDA ,MAS ACREDITE EXISTEM FABRICAS MESMO ATRAVES DO DECRETO AINDA TRABALHANDO E GENTE SE REUNINDO DEVERIA EXISTIR UMA LEI QUE APOS O INDIVIDUO SER CONTAMINADO ASSINARIA UM TERMO DE MORRER ISOLADO SEM DAR TRABALHO PARA O PESSOAL DA SAUDE ,SEM OCUPAR LEITOS ,SO PRA LEMBRAR PARANAVAI NAO POSSUI CREMATORIO SE CUIDAR E O MELHOR CAMINHO ,A VIDA DAS PESSOAS QUE VOCE AMA ,NAO SEJA UM ASSASSINO EM RELAÇAO A VIDA ALHEIA ,SE ESSE PAIS NAO MUDAR SUA POLITICA E SUA CULTURA AGORA ,PODEM ESQUECER .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo que voce defente que pessoas morram isoladas? Isso é coisa de Ditador Comunista que separa as pessoas para externina las é isso que voce fará com quem discorda da sua opnião!

      Excluir
    2. É isso mesmo que voce defente que pessoas morram isoladas? Isso é coisa de Ditador Comunista que separa as pessoas para externina las é isso que voce fará com quem discorda da sua opnião!

      Excluir
  7. E o comite o que descuti a favor dos pagadores de contas até agora naõ publicou nada sem trabalhar o salario num vem agua luz por exemplo .....

    ResponderExcluir
  8. Todos os especialista que vi falam a mesma coisa Isolamento Vertical e sim todos foram em Tevisäes abertas, bom algumas tvs abertas cortaram estranhamente esses especialista. Eu quero saber quem vai pagar as contas dos cidadãos Paranavaienses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou defendendo a responsabilidade social ,amigos meus tem se encontrado para beber cerveja, tem saido da cidade ,se tem contato com mais pessoas infectadas irao contaminar as pessoas ,trabalho no regime clt (empregado) vivo a situaçao complicada tambem ,a questao e assim eu me cuido mesmo sistema da aids , passo alcool em gel ,evito conversar com pessoas ,agora um que se reune ,nao se higieniza e JUSTO PASSAR PRA AQUELES QUE SE CUIDA? ,mal começou o surto e a mascara esta 30 reais a mais barata ,no Brasil morreu uma formiga e motivo pra aumentar o preço das coisas ,imagina o tanto de dinheiro que esta sendo gasto em hospitais nesse momento ,quem vai pagar as contas nao sei ,mas acredito que votamos em um presidente que deveria estar a frente nesse momento estudando pacotes economicos e o que ele faz?(ANO PASSADO O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL GASTOU 480 MIL REAIS EM ALMOÇO VINHOS E LAGOSTAS E O PRESIDENTE FEZ O QUE??? ENTAO NAO PODEMOS DIZER QUE O PAIS NAO TEM RECURSO PORQUE SE HA TANTOS GASTOS DESNECESSARIOS SERIA JUSTO NO MOMENTO DESSE O POVO TRABALHADOR RECEBER ALGUMA COISA QUE NAO SEJA O QUE ELE CHAMA DE BENEFICIO DE 200 REAIS. olha as noticiais ,final do ano passado tive dengue e fui no upa 24 horas ,aquilo la tava um caos ,demorei so 7 horas pra ser atendido ,quando cheguei la tava com dengue,quando fui consultado nao sabia nem o que tinha mais ,agora imagina voce com covid 19 chega la COM falta de ar precisa ser internado na uti ,acha que vai ter leito pra voce?? ,digo se nao for empresario,se for da classe trabalhadora ,e pra ser cremado quando voce acha que vai ser ? a proposito ate gostaria de saber em caso de CALAMIDADE PUBLICA ,a conta do crematorio e nÓS que pagamos senao to perdido.

      Excluir
  9. É hora de termos bom senso, acho k todos vão perder, os trabalhadores informais, e os formais tbm, pois se o patrão não tiver recursos para custear os salários em dia.???

    ResponderExcluir
  10. O Problema não é compreensão do assunto de ficar em casa ou não ficar.
    Precisam os governantes mostrarem que realmente estão preocupados com o povo.
    Preciso determinar:
    1.- Decretar moratória de todos os compromissos financeiros. Água, luz, aluguel, contas nas lojas, farmácias, etc. Ninguém precisa pagar nada.
    2.- Disponibilizar para todos que precisam uma renda mínima de sobrevivência. Um salário mínimo. Todos os que precisam vão e sacam na Caixa Econômica ou Lotéricas.
    3.- Deixar claro que tudo isto vai valer de verdade até depois de dois meses depois que tudo voltar ao normal.
    Não é difícil isto. Basta vontade dos governos. Existem bilhões e bilhões prá tudo. Porque não direcionar pro povo que precisa pra comer?

    ResponderExcluir
  11. Está corretíssimo, se liberar vai aparecer um monte de gente gripada indo trabalhar e andando nas ruas. Vamos manter o controle .

    ResponderExcluir
  12. Agora que vai completar o tempo de incubação do vírus, se relaxar agora os casos positivos e assintomáticos poderão contagiar muita gente.Por isso é muito importante ficar em casa e não relacionar-se com ninguém. Até 3 de abril devemos nos cuidar já que estaremos em pleno pico do vírus.ESTAREMOS NA ETAPA DE MÁXIMA INFECÇÃO.

    ResponderExcluir
  13. Sou presidente da associação do Distrito do Sumaré. Vou sofrer também mas concordo plenamente com o COE pois vamos salvar vidas e evitaremos uma pandemia em nosso município onde somos carente de UTIS em nosso único hospital. Parabéns prefeito e todos da comissão. AMEM.

    ResponderExcluir
  14. Sugiro uma ideia pras empresas que queiram voltar a atender a população de Paranavaí e região já que o movimento do comércio vai ser reduzido, dividir a equipe de trabalho em dois grupos exemplo grupo A e B o grupo A trabalha uma semana e o grupo B fica em casa na próxima semana revesa e o grupo B vai trabalhar enquanto o grupo A fica em casa até a situação normalizar.

    ResponderExcluir
  15. Como o comércio vai continuar fechado e eu sou comerciante autônomo e trabalho sozinho pra poder ganhar meu pão de cada dia,tenho uma pergunta ao COE. Quem vai me ajudar a pagar minhas contas que começam a vencer a partir do 01/04??
    Contas como: Aluguel de ponto comercial, pensão alimentícia do meu filho,senão posso ir pra prisão se não pagar, boletos de fornecedores, Sanepar, Copel, custo de alimentação de cada dia, Etc...Eu como nao estou trabalhando e nem tenho meus clientes que vão me ajudar a pagar minhas contas,como todos os meses eles me ajudam, então quem vai me ajudar???

    ResponderExcluir
  16. Por que ao invés de todo o comércio ter que ficar fechado por um decreto do COE e da prefeitura municipal, não seja feito um decreto de ponto facultativo? Assim trabalharia quem quer, sem se preucupar com multas da prefeitura!

    ResponderExcluir
  17. O povo vamos acordar o Brasil já mais casos que a Itália pq quase ninguém faz exame pq vcs acham que o IML de são Paulo tá lotado de corpos acordem op adianta abrir comércio sem ninguém vai lá comprar.

    ResponderExcluir
  18. Queria poder desler alguns comentários! MEU DEUS

    ResponderExcluir

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Roy News | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488