Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Left Sidebar
Left Sidebar
Featured News
Right Sidebar
Right Sidebar
PARANAVAÍ Previsão do Tempo

domingo, 22 de setembro de 2019

Hoje é o ultimo dia do Inverno..Amanhã começa a Primavera ...

A primavera 2019 tem início amanhã,segunda-feira(23) às 4h50min e se estende até 1h19min do dia 22 de dezembro.

Em Paranavaí as temperaturas nos dois primeiros dias da primavera, segunda,terça ficarão com minimas entre 15 a 18 graus e máximas entre 30 e 31 graus., na quarta-feira as temperaturas podem sofrer alterações com possibilidades de chuvas.
Nestes oito dias para o término do mês de setembro, as temperaturas sofrerão algumas oscilações,, mas se preparem porque o mês de outubro será muito quente, com máximas podendo passar dos 40 graus.
Pesquisamos um pouco mais de como poderá ser a primavera no Brasil e no Paraná através dos sites do Climatempo e Simepar...Confiram:

Clima tempo- Brasil
Para a maioria das áreas do Brasil, a primavera é época de aumento do calor e do retorno da chuva. Mas para algumas regiões, primavera significa seca. Em grande parte do Nordeste, esta é a estação mais quente e seca do ano. Na porção norte da Região Norte, onde estão Roraima, o Amapá, o norte do Pará e do Amazonas, a primavera é uma estação de pouca chuva, o que faz com que o calor aumenta. 
Estação dos temporais

Durante a primavera ocorre uma grande mudança na circulação dos ventos sobre o Brasil que gera um corredor de umidade entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste. Isto permite o crescimento de muitas áreas de instabilidade sobre estas Regiões, que provocam pancadas de chuva frequentes especialmente durante as tardes e noites.

É a maior disponibilidade de ar úmido e quente sobre o país que facilita a formação das nuvens carregadas que provocam temporais. 
Frentes frias chegam o Sul e ao Sudeste do Brasil, mas raramente ao Nordeste. Em geral, o ar frio de origem polar fica sobre o mar, mas algumas vezes o vento frio penetra pelo interior do país e aliviar o calorão.

A primavera também é uma estação de dias muito quentes e é comum ocorrerem extremos de calor.
Maior influência do Atlântico Sul 

O fenômeno El Niño que predominou no verão e no outono se desconfigurou. A primavera 2019 será com neutralidade climática no Pacífico Equatorial Leste. A temperatura do Atlântico Sul terá maior influência na precipitação.
Muitas áreas da costa do Brasil vão passar a primavera com temperatura da água do Atlântico Sul abaixo do normal, o que dificulta o deslocamento normal das frentes frias. A passagem das frentes frias do Sul para o Sudeste a ajuda a espalhar a o ar úmido perlo interior do país estimulando a formação de áreas de instabilidade.

Simepar-

Características climáticas da primavera no Paraná Chuva
                    Foto- Jornal Correio do Povo do Paraná

Chuva - Na primavera é observado um aumento natural no volume das chuvas em todo Estado do Paraná conforme a climatologia. As precipitações são decorrentes do deslocamento de sistemas frontais (frentes frias ou quentes) e de eventos de curta duração que se desenvolvem no Estado devido à associação das temperaturas altas com a maior quantidade de umidade no ar. 

Também é comum ao longo da estação a atuação dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs) que se formam na região do Paraguai e ingressam no Paraná ou se desenvolvem no próprio Estado. Ocorrências de eventos severos como rajadas de ventos fortes, granizos e grande quantidade de raios fazem parte da climatologia da primavera no Paraná. A previsibilidade dos eventos severos é da ordem de horas.
Temperaturas - As temperaturas também apresentam aumento em seus valores médios à medida que a primavera se consolida. As regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral apresentam os maiores valores de temperatura mínima e temperatura máxima da primavera. A estação tem como característica dias progressivamente mais longos e quentes à medida que se aproxima do verão.

Fonte RoyNews

Nenhum comentário

Postar um comentário

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Roy News | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488