Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Left Sidebar
Left Sidebar
Featured News
Right Sidebar
Right Sidebar
PARANAVAÍ Previsão do Tempo

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Equipes dos CAPS realizam atividades especiais durante Setembro Amarelo

Estamos no mês internacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. No Setembro Amarelo, que acontece no Brasil desde 2014, são desenvolvidas ações de alerta para a população sobre a realidade do suicídio em todo o mundo e quais as formas de prevenir esses casos. Este ano, o tema da campanha nacional é “Combater o estigma é salvar vidas”, incentivando o diálogo aberto para ajudar as pessoas que pensam em suicídio.
Em Paranavaí, as equipes dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS II, CAPS i e CAPS-AD) vão realizar uma série de atividades especiais durante o mês. No próximo sábado, dia 14 de setembro, as equipes farão panfletagem e produção com a população de cartazes com frases de valorização à vida. A atividade será realizada das 8h às 13h, no pátio da Prefeitura.
“Também estamos organizando um Flash Mob no shopping, atividades especiais com as mães de pacientes do CAPS Infantil e mini palestras sobre valorização da vida com as equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do município. 

Quanto mais informação sobre o tema, mais ações podemos desenvolver junto com a comunidade para a prevenção do suicídio, tanto de adultos como de crianças”, explica a coordenadora do CAPS i, Renata Kimura
Estatística - O suicídio é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) um problema de saúde pública, especialmente se considerarmos a situação do tabu e do aumento no número de vítimas de suicídio ano a ano. A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. É o tempo aproximado para leitura desse texto. E pelos números oficiais, os casos registrados no Brasil chegam a 12 mil óbitos por ano. 
Em Paranavaí, os números também são preocupantes. Em 2018 foram registrados 11 casos de suicídio na cidade. Este ano, até o mês de agosto, já são 5 casos. O maior número de casos registrados na cidade desde 2015 está na faixa etária de 20 a 29 anos.
O CVV (Centro de Valorização da Vida) presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. Basta ligar para o número 188 (disponível 24 horas e sem custo de ligação). Mais informações também podem ser obtidas no site www.setembroamarelo.org.br

Fonte RoyNews/Ass.Prefeitura

Nenhum comentário

Postar um comentário

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Roy News | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488