Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Left Sidebar
Left Sidebar
Featured News
Right Sidebar
Right Sidebar
PARANAVAÍ Previsão do Tempo

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Atendendo solicitação de entidades locais, Ratinho Júnior lança programa de irrigação em Paranavaí

O governador Ratinho Júnior e o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, lançarão nesta quinta-feira (12), em Paranavaí, o Programa Estadual de Irrigação – Irriga Paraná. O ato será no Recinto Felício Jorge, no Parque Costa e Silva, às 15h30.
O Governo vai anunciar a redução do ICMS para equipamentos utilizados no sistema de irrigação, bem como linhas de crédito para aquisição dos mesmos, através do BRDE e da Agência de Fomento do Paraná.
O pedido para a criação deste programa foi do Sindicato Rural de Paranavaí, Sociedade Rural do Noroeste do Paraná e Sociedade Civil Organizada de Paranavaí e Região. Logo em seguida, a Cocamar engrossou o rol de solicitantes de um programa de apoio à irrigação da agropecuária. Ele foi feito durante a Exposição Agropecuária de Paranavaí, em março passado. Na ocasião, o governador Ratinho Júnior anunciou que a reivindicação seria atendida.
As entidades pediram, além da redução do ICMS e apoio creditício, agilidade das licenças nos órgãos ambientais para implantação da irrigação e que a Copel pratique preço diferenciado para a energia elétrica consumida neste sistema.

O pedido era de um programa específico para a área do Arenito Caiuá, mas o Governo optou por um programa estadual.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Júnior, a irrigação - aliada a um manejo adequado do solo e modelos conservacionistas de plantio – pode fazer com que o produtor rural dobre seu rendimento no campo, seja pelo aumento da produtividade ou por conseguir colocar no mercado produtos nos períodos de entressafra, tendo uma melhor remuneração.
Para Pierin, “a irrigação vai garantir ao produtor o plantio na hora certa ou a antecipação e a água na quantidade e na hora certa na fase de desenvolvimento. Com isto, ele pode entregar sua produção mais cedo, com preços melhores, pois os concorrentes ainda estarão colhendo”.
Fonte RoyNews/Ass.S.R

Nenhum comentário

Postar um comentário

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Roy News | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488