Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Left Sidebar
Left Sidebar
Featured News
Right Sidebar
Right Sidebar

quarta-feira, 13 de março de 2019

Regional de Saúde informa que não há surto ou epidemia de meningite

Não há surto ou epidemia de meningite. Apenas casos isolados e em cidades diferentes. De acordo com informações da 14ª Regional de Saúde, nenhum registro da doença foi feito no Noroeste do Paraná e a quantidade de confirmações em todo o estado até agora é semelhante à do primeiro trimestre de 2018.
Desde o início do ano, três mortes foram provocadas por manifestações graves da doença, em Campo Mourão, Capanema e Maringá. Nem todos os agentes causadores foram identificados, mas a técnica de Epidemiologia da 14ª Regional de Saúde Samira Silva explicou que as meningites bacterianas são as mais severas.
Existem aproximadamente 200 agentes etiológicos, ou seja, cerca de duas centenas de vírus e bactérias que podem causar a doença. A meningite do tipo C representa 60% dos quadros mais críticos e que podem levar os pacientes à morte. O tipo B está relacionado a outros 20%.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza doses da vacina contra o tipo C. Apesar da grande procura nas últimas semanas, podem ser encontradas em qualquer unidade de saúde dos municípios do Noroeste do Paraná. Novo carregamento deverá ser entregue nos postos nos próximos dias.
Samira explicou que a demanda aumentou depois que entrou em vigor a lei estadual que determina a obrigatoriedade de vacinação para efetivação de matrículas em estabelecimentos de ensino. A divulgação de óbitos causados por meningite também contribuiu para que mais pessoas buscassem imunização.

CUIDADOS – A meningite é transmitida principalmente por gotículas de saliva. Algumas medidas podem ajudar a evitar o contágio: manter os ambientes arejados, fazer a higienização das mãos com frequência e evitar o compartilhamento de objetos pessoais.

RoyNews- Fonte- DN

Nenhum comentário

Postar um comentário

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Roy News | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488