Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Left Sidebar
Left Sidebar
Featured News
Right Sidebar
Right Sidebar
PARANAVAÍ Previsão do Tempo

sexta-feira, 1 de março de 2019

Carnaval-Paranavaí promove ações educativas sobre ISTs durante o período de carnaval

Como evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)? Neste sábado (2), a equipe do Sistema Integrado de Atendimento em Saúde (Sinas) levará orientações para a população sobre prevenção e cuidados. Haverá entrega de panfletos e preservativos masculinos na região central da cidade.
Coordenadora do Sinas, a enfermeira Marielza Cestário Pinheiro explicou que as ações educativas são importantes durante o período de carnaval, quando as festas e o consumo de bebidas alcoólicas podem estimular a prática sexual. Isso requer medidas de proteção.
Marielza salientou os números do Boletim Epidemiológico HIV Aids 2018, divulgado pelo Ministério da Saúde: de 2007 a 2017, a quantidade de notificações de casos positivos cresceu 700% entre pessoas de 15 a 24 anos de idade. O quadro é preocupante e revela, entre outros aspectos, a falta do uso de preservativos durante o sexo.
Diante desse cenário, cada Unidade Básica de Saúde (UBS) estabeleceu metodologias de orientação aos pacientes. Foram desenvolvidas ações ao longo de toda a semana dentro e fora dos postos de atendimento, em diferentes bairros de Paranavaí.
NOROESTE DO PARANÁ – Da mesma maneira, equipes de saúde de outros municípios da região apresentaram informações para os pacientes das UBSs e entregaram materiais gráficos com orientações para a população. 

Paralelamente, a 14ª Regional de Saúde segue com a Operação Verão, com a realização de testes rápidos para ISTs, aferição de pressão arterial e ações educativas para moradores e turistas de Marilena, Porto Rico e São Pedro do Paraná. 

Foram disponibilizados aproximadamente 115 mil preservativos e 35 mil géis lubrificantes para serem distribuídos à comunidade. A Regional de Saúde também conta com testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Profissional técnica da IST/Aids, Maria da Penha Francisco informou que os municípios do Noroeste do Paraná somam 381 casos de HIV/Aids nos últimos 10 anos. Desse total, 251 são homens, representando 66%, e 130 são mulheres (34%).

TESTES RÁPIDOS – O Sistema Integrado de Atendimento em Saúde de Paranavaí realiza testes rápidos de HIV gratuitamente. Para fazer a testagem, é preciso ir ao local e apresentar um documento oficial com foto. Funciona das 7h30 às 11h30 e das 13 horas às 15h30, de segunda a sexta-feira. O Sinas fica na Rua Rio Grande do Norte, 1.840, no Centro.


RoyNews- Fonte- Diário do Noroeste

Nenhum comentário

Postar um comentário

Responsive Full Width Ad

Copyright © 2018 Roy News | Du Pessoa Serviços Digitais (73) 9 8888 1488